sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PROERD forma 754 crianças em Quixeramobim

Autoridades politicas, administrativas, policiais militares, empresários, educadores, alunos e pais, participaram da Solenidade de Formatura de 754 alunos que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), no município de Quixeramobim, no Ginásio da AABB, nesta quinta-feira (29/11).
Em Quixeramobim o programa iniciou em 2007 com a adesão do PROERD pelas Instituições da rede pública e particular da cidade. O Educador Social do PROERD, Sd PM Renato de Oliveira Batista disse que  o número de alunos vem crescendo significativamente. No ano de 2012 foram formados mais de 754 alunos que receberam instruções para combater as droga e a violência e no ano de 2013, esperamos ampliar, ainda mais,  o PROERD em Quixeramobim”.
O evento iniciou com a formação da mesa das autoridades, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro. Em ato continuo foram convidada as crianças que se destacaram na criação de uma redação acerca do PROERD, que leram as mesmas e foram agraciadas com medalhas e presentes que foram doados pela Loja Eletro Moveis de Quixeramobim. Em seguida as Diretoras das Instituições Educacionais envolvidas no programa, foram convidadas para receberem os Certificados de Conclusão dos alunos PROERD.
Na oportunidade, em reconhecimento a parceria e apoio ao programa, foram agraciadas com o Certificado de Reconhecimento PROERD as seguintes autoridades: Edimilson Correia Vasconcelos – Prefeito municipal de Quixeramobim, Edilberto Ferreira – Vice-prefeito de Quixeramobim, Maria do Socorro Pinheiro Coutinho – Secretaria de Educação, Cirilo Pimenta – Deputado Estadual, Luis Carlos  Paulino – Supervisor do Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixeramobim, Construtora IGUE, Sd PM Cleonor Pereira Cruz – Educador Social do PROERD.
No uso da palavra, o capitão QOPM Antônio George Vidal, supervisor do Ronda do Quarteirão Quixadá/Quixeramobim, disse “da importância do PROERD no contexto educacional e na prevenção às drogas e a violência. Disse ainda que o ano de 2012 foi importante na prevenção as drogas e a violência no Sertão Central. Ampliamos nosso atendimento para outros municípios da região e nossa meta é ampliar mais ainda o programa
O Deputado Estadual e Prefeito eleito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, esteve presente juntamente com várias autoridades e durante seu discurso destacou que “na sua administração o apoio será mantido a este projeto, pois o problema das drogas é hoje uma das maiores preocupações da sociedade”.
A solenidade encerrou com a Canção do PROERD com os alunos concludentes do programa e sorteio de vários presentes para o publico em geral que participaram do evento.
Compareceu a solenidade de Formatura do PROERD em Quixeramobim, o Cap QOPM Antônio George Vidal – supervisor do XVIII/NPC, Sub Ten Luis Carlos, Sub Ten J. Gonçalves - TG 10020, Cb PM Cila Rodrigues – Educador Social do PROERD, Cb PM Cleonor Pereira - Educador Social do PROERD, Cb PM Jusciliano, Sd PM Stela e Sd PM Leonardo, Vereador Everado Junior.
Assessoria de Comunicação do Ronda do Quarteirão de  Quixadá 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Policiais do Ronda participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, na DAKOTA de Quixadá


Policiais do Ronda do Quarteirão participaram da VI SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho promovido pela DAKOTA Nordeste/Unidade de Quixadá, gerenciada pelo Dr. Valmor Roberto Pieri.
Foram realizadas palestras, cursos e outros meio educativos, visando promover a segurança, saúde e qualidade de vida dos 600 funcionários que fazem parte da Unidade da DAKOTA no município.
O Capitão Antônio George Vidal, supervisor do Ronda do Quarteirão de Quixadá, em sua palavra, apresentou para os participantes os programas, projetos e ações do Ronda do Quarteirão de Quixadá. Disse ainda da honra de estar colaborando na prevenção às drogas e a violência.
O Educador Social do PROERD, CB PM Cila Rodrigues, foi convidado para proferir importante palestra sobre “Alcoolismo e Drogas”. Ele disse ao Blog do Ronda do Sertão Central que “estas ações viabilizadas pela a DAKOTA Quixadaense demonstra o interesse da empresa em primar por uma conduta ética e cidadão para seus funcionários na prevenção às drogas e a violência”.

Além da palestra proferida sobre Alcoolismo e Drogas, houve importantes palestras acerca de câncer de mama, alimentação saudável , stress, apresentações de teatro realizado por cipistas e pelo grupo de jovem do CRAS/Campo Novo, exposição de material de combate a incêndio, campanha de vacinação, exame de glicemia, calculo de IMC, verificação de pressão arterial, corte de cabelo, desgn de sobrancelhas e unhas, atendimento odontológico na unidade móvel da ABS e desfile para a escolha do Mister e Miss SIPAT/2012.

Os colaboradores que participaram das atividades desenvolvidas concorreram a diversos brindes e prêmios: televisão, celulares, batedeira, sanduicheira, secador de cabelos, bicicleta, cafeteira e ventilador.
 
Participaram do evento: Antônio George Vidal – CAP QOPM, Supervisor do Ronda do Quarteirão de Quixadá, CB PM Cila Rodrigues – Educador Social do PROERD, Sd PM Stela e Sd PM Holanda.

Informações: DAKOTA NORDESTE – Unidade de Quixadá

Policial do Ronda prende estelionatário aplicando golpes em idosos na cidade de Quixeramobim


Por volta das 7h20min, na Agência do Banco Bradesco, um Policial do Ronda do Quarteirão, que estava à paisana, presenciou um crime na parte externa da Agência, onde estão localizados os caixas eletrônicos.

 De acordo com testemunhas, três homens, aparentemente desarmados, fingiam ajudar aposentados no momento do saque do benefício, mas acabavam sacando o dinheiro sem que as vítimas percebessem.

 No momento em que o caixa eletrônico se preparava para emitir as cédulas o aposentado era incentivado a sair do banco por um dos bandidos e com isso, a vítima não via o Caixa emitindo o dinheiro. Os bandidos alegavam para os idosos que o benefício ainda não havia sido depositado e ainda diziam que isso ocorreria “só no dia seguinte”.

 Vítimas

 Três aposentados foram vítimas do golpe: José Tarcísio, residente em Santa Helena, José Miguel, de Croata, Distrito de Damião Carneiro, e José Tibúrcio Lemos que, mora em Caraúna, Distrito de São Miguel.

 Ao perceber a ação criminosa, o policial do Ronda do Quarteirão que estava de folga, deu voz de prisão aos bandidos. Foi preso no local Francisco Wesley Marques Bezerra, 23 anos, residente em Crateús, os outros dois homens fugiram em um veículo Golf, de placas JFQ 8882, prata, inscrição de Brasília-DF.

 Com a fuga, além do efetivo de Quixeramobim, policiais de Banabuiú e Quixadá foram acionados, um cerco foi montado e os dois indivíduos que empreenderam fuga acabaram presos nas proximidades da entrada que dá acesso ao município de Banabuiú. Os indivíduos foram identificados como: Francisco Erildo Melo Pereira, 30 anos, residente em Monsenhor Tabosa, e Anderson Bruno Soares da Silva, de Fortaleza.

 Os três acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim para os procedimentos cabíveis. Os bandidos foram enquadrados em flagrante pelo crime de estelionato. A suspeita é de que os criminosos vinham praticando este tipo de crime já há algum tempo na região. Foi recuperada uma quantia de R$ 2.290,00, pertencente aos três aposentados.

Fonte: Monolitos Post

 
.

 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Educador Social do PROERD participa de solenidade de entrega dos Certificados PROERD no CVA

Uma importante solenidade foi promovida na Quadra de Esportes do Colégio Valdemar Alcântara com a participação da direção, coordenação e alunos para entrega de Certificados dos alunos concludentes do PROERD, bem como alunos que se destacaram na aprendizagem no ano letivo/2012.
 
Por ocasião da entrega dos Certificados do PROERD, o Educador Social do PROERD, Cila Rodriigues prestigiou a solenidade e no uso da palavra agradeceu o diretor da Instituição Renê Barbosa pela adesão ao PROERD.
 
Renê Barbosa, diretor do CVA, agradeceu o empenho dos Educadores do PROERD e o empenho do CAP PM Antonio George Vidal, pelo sucesso do programa na instituição.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PROERD: 704 crianças de Quixadá fazem juramento para não se envolverem com drogas

Ensinar as crianças do Ensino Fundamental dos riscos e malefícios causados pelas drogas ainda na adolescência tem sido o papel do Proerd – Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência, no qual é considerado o maior programa de prevenção às drogas no mundo. No estado do Ceará o programa é coordenado pelo Ronda do Quarteirão que ampliou atenção especial às crianças e adolescentes no combate às drogas.
De acordo com o educador social Cila Rodrigues, nos últimos anos, o projeto tem ‘vacinado’ 3.335 alunos das redes pública e particular do município de Quixadá. O educador afirma que os participantes tem pouca chance de envolvimentos no mundo da drogadição, por serem preparados para dizerem não.
Nesta quarta-feira, 21, na quadra poliesportiva do Colégio Valdemar Alcântara, 704 estudantes do Ensino Fundamental festejaram a colação no curso. Diante de seus pais, alunos falaram da importância do assunto no meio escolar. A aluna Lia Raquel, da Escola Raimundo Marques do bairro São João, fez questão de elogiar os educadores do programa em Quixadá, “o Proerd por meio dos educadores nos ensinou os prejuízos de usar drogas, muitos jovens usam pensando que faz bem, ao contrário destrói a vida da pessoa”. Eles juraram jamais se envolveram com o mundo das drogas.
O Secretário Municipal de Educação, João Batista, elogiou o Ronda do Quarteirão por manter o projeto nas escolas. Já o Capitão Vidal, Comandante do Ronda em Quixadá, disse que crianças de 94 municípios cearense estão recebendo orientação dos prejuízos das drogas, sendo que, é desejo do governador Cid Gomes implantar até 2014 em todos os municípios cearense. O Comandante acrescentou ainda a importância da prevenção como remédio no enfrentamento da crescente estatística em Quixadá, “quase todos os crimes na cidade tem envolvimento com drogas, seja, o usuário, avião ou disputa por território”.
Na cidade de Quixadá, 10 escolas foram contempladas com o programa, diretores afirmam que houve mudança até no comportamento dos inseridos no projeto. A faixa etária dos alunos vária de 8 a 14 anos.
O programa concedeu título aos parceiros que colaboraram com o sucesso do programa, diretores de escolas, empresas e veículos de comunicação. O portal Revista Central e o Sistema Monólitos de Comunicação foram homenageados.

Fonte: Revista Central

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Polícia usará arma de choque contra viciados em crack no país

Policiais brasileiros começaram a usar armas de choque e spray de pimenta para conter dependentes de crack. A distribuição dos dispositivos é uma das ações previstas no programa “Crack, é possível vencer”, do Ministério da Justiça. A utilização de força policial, incluindo armas não letais, para o controle de dependentes é controversa.
 
Em São Paulo, operação iniciada em janeiro pelo Estado e prefeitura foi criticada por especialistas, que defendiam foco maior em saúde. A orientação para o uso de armas de choque, chamadas de taser, é da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao ministério. Segundo nota da pasta, a intenção é que “os policiais tenham opções menos letais, principalmente para situações em que existem aglomerados de pessoas”.
 
Até agora, 12 Estados estão no programa federal, totalizando R$ 62 milhões em recursos. O Rio recebeu mais recursos: R$ 9 milhões. O próximo a aderir deve ser São Paulo. Além de armas, o programa prevê treinamento de policiais e a compra de câmeras para monitorar cracolândias.
 
No Rio, serão treinados 200 policiais. Os equipamentos, 250 armas de choque e 750 sprays de pimenta, já chegaram, segundo a Secretaria de Segurança do Rio. Em nota, a pasta disse que as armas “serão usadas apenas em caso de extrema necessidade por agentes policiais” e que não há “qualquer estratégia repressiva de tratamento de choque para usuários”.
 
Os 150 homens da Força Nacional que desde maio ocupam o morro do Santo Amaro, zona sul, já usam armas de choque em ações contra viciados.
 
Divergências
 
Para a Chefe do setor de dependência química da Santa Casa do Rio, a psiquiatra Analice Gigliotti, o uso de tasers contra usuários de crack é uma prática que garante segurança aos cidadãos. Em entrevista a Folha, ela afirmou que o uso de armas de choque é uma questão de segurança pública.
 
“É uma questão policial. Se legalmente ele pode usar essa arma contra uma pessoa para tirá-la do meio de uma via, por exemplo, por colocar em risco a segurança de quem trafega, ele também pode usar contra um usuário de drogas”.
Porém, o diretor do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp, Dartiu Xavier da Silveira acredita que usar armas deste tipo contra usuários de drogas é ‘abominável’.
 
“É absurdo, abominável. Qual a justificativa para usar métodos agressivos contra usuários de drogas? Está se supondo que ele é um agressor. Isso está fadado ao fracasso. Não se pode esperar que o indivíduo pare de usar drogas com medidas agressivas”.
 
Fonte: Folha Online

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ronda prepara Formatura PROERD de 704 crianças em Quixadá.

O Coordenador Institucional do PROERD TC QOPM Paulo Sergio e o Supervisor do XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá (Ronda do Quarteirão), CAP QOPM Antônio George Vidal, convida a população Quixadaense e Região do Sertão Central, para a Formatura de 704 crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).
 
Data: 21 de novembro de 2012
Local: Quadra de Esportes do Colégio Valdemar Alcântara.
                                                                            Hora: 18hs

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Comandante do Ronda visita Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá.


O Comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário, TC QOPM Paulo Sergio, esteve neste dia 07/11, no Auditório do Centro de Referência da Mulher de Quixadá, numa importante reunião com o efetivo do XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá.
Na oportunidade convocou todos para maior empenho nas ações Comunitárias e Ostensivas viabilizadas pelo  Ronda do Quarteirão, ouviu  as reivindicações dos policiais do XVIII NPC/Quixadá  e confirmou seu compromisso de elevar ainda mais o projeto de Polícia Comunitária Cearense, buscando cada vez mais melhorias para a sociedade Quixadaense.
O supervisor do XVIII NPC/Quixadá/Quixeramobim, Cap QOPM Antonio George Vidal, disse “nós agradecemos o empenho e dedicação do TC QOPM Paulo Sergio nas ações desenvolvidas pelo Ronda do Quarteirão e acreditamos que esta visita aos Núcleos de Policiamento Comunitários do Ceará, especialmente ao município de Quixadá, formatará maior motivação às nossas ações, programas, projetos idealizados pelo BPCOM”.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá