quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PROERD é implantado na Escola Magia do Aprender

Mais uma Instituição Educacional no município de Quixadá implantou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).

A Escola Magia do Aprender é uma referência na educação do município. Atualmente é composta por 15 professores e 260 alunos que estão cursando o Ensino Infantil e Fundamental e agora implantou o PROERD para 35 crianças que estão cursando o 5° e 6° do Ensino  Fundamental. A escola ainda oferece aulas de capoeira, dança e balé.

A diretora e professora Neuma Cristina da Silva da Escola Magia do aprender disse que "há muito que esperava pela implantação do PROERD como forma de conscientizar nossos alunos acerca da prevenção às drogas e a violência.  agradeço ao comandante do Ronda do Quarteirão de Quixadá, CAP Antonio George Vidal pela implantação do programa em nossa instituição de ensino".

O Educador Social do PROERD, Cila Rodrigues disse: "nós que fazemos o PROERD e o Ronda do Quarteirão estamos acompanhando o crescimento do programa em nossa cidade e região. A Escola Magia do Aprender, ainda não tinha implantado o programa desde 2009, agora a instituição adota o PROERD tornando-se mais uma instituição na prevenção as drogas e a violência".

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Policia Militar realiza Operação Bloqueio no Sertão Central


O 9º Batalhão de Polícia Militar, o Ronda do Quarteirão e o Departamento Municipal de Trânsito de Quixadá, iniciou por volta das 7h da manhã de sexta-feira 22, a Operação Bloqueio.

Durante a operação, a segurança  estar sendo viabilizada por policiais militares de viaturas e moto patrulhas distribuídos em toda a extensão da cidade, onde veículos e pessoas serão abordados nas principais vias de acesso ao município de Quixadá e região.

Ressalta-se que a população quixadaense  não sofrerá nenhuma solução de continuidade, mediante o emprego dos Policiais do POG e Ronda do Quarteirão na Operação Bloqueio.

A Polícia Militar irá coibir, através de rondas ostensivas, blitz e barreiras, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o tráfico de drogas, o furto e o roubo à pessoa, e irá reforçar a segurança nas estradas, com a fiscalização dos veículos e dos condutores através da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Policiais do Ronda participam de palestra sobre a Lei Maria da Penha


Sessenta policiais do Batalhão de Policiamento Comunitário da Polícia Militar (Ronda do Quarteirão) participaram nesta sexta-feira (22) de um ciclo de debate de atualização jurídica da Lei Maria da Penha. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e tem parceria do Ministério Público Estadual.

Entre as principais informações repassadas aos PMs estão metódos e conhecimento jurídicos para dar apoio aos policiais do Bpcom no atendimento das ocorrências. "Eles são a ponta deste atendimento. É necessário que eles tenham todo o conhecimento sobre a lei Maria da Penha, sobre os casos de violência contra a mulher", afirma o promotor de Justiça do Núcleo de Gênero Pró-Mulher Anaílton Diniz. 

"Com esse encontro reforçamos e redobramos as condições do policial militar para lidar com essas ocorrências, que são mais delicadas, demandam mais sensibilidade dos nossos homens e mulheres da corporação", afirmou o comandante do Batalhão, Cel. Paulo Sérgio.

"O que queremos no encontro é aproximarmos o Ministério Público e os policiais do Ronda, que são o braço ostensivo, que estão no dia a dia no trabalho de enfrentamento da violência contra a mulher", informou a coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher, a procuradora Magnólia Barbosa.
De acordo com o comandante do Batalhão do Policiamento Comunitário, no próximo dia 28, haverá mais um ciclo de debates agora voltados a oficiais e comandantes dos demais batalhões da Polícia Militar.

Fonte: www.sspds.ce.gov.br

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Ronda matricula 1.515 alunos no PROERD na Região do Sertão Central


O Educador Social do PROERD de Quixadá compareceu ao Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM) para receber da Coordenação Institucional do PROERD, os livros do estudante do PROERD, contendo 12 lições, que serão distribuídas na cidade de Quixadá, Ibicuitinga, Banabuiú, Ibaretama e Choró, para 1.515 alunos do Programa Educacional de Prevenção às Drogas e a Violência (PROERD), que estão cursando o 5°  Ano do Ensino Fundamental, para o ano letivo de 2013.

O Educador Social do PROERD Cila Rodrigues disse que "Antigamente os livros do estudante eram patrocinadas pelas prefeituras e empresas simpáticas ao programa. Agora todas as crianças terão à mão seu livro para aprenderem a dizer não às drogas; É uma demonstração da SSPDS e do Governo Cearense no combate a prevenção as drogas".

A Policia Militar entende que, apesar da dimensão sociológica do problema das drogas e da violência, pode contribuir, de maneira imprescindível e eficaz, através de seus agentes, no combate à problemática em questão e no resgate dos valores humanos, a partir da instrução das crianças e adolescentes assistidos pelo PROERD, e visa, com o programa, oferecer mais um fator de proteção, que contribuirá para o fortalecimento da cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz, pois a própria experiência de sucesso tem mostrado tal fato, e esta é sem duvida a melhor recompensa e fator motivacional para que se continue tal desafio.

Entendendo esta filosofia o 3º Batalhão de Policiamento Comunitário de Quixadá,, comandado pelo CAP QOPM Antônio George Vidal, amplia neste ano de 2013, o PROERD no intuito de contribuir na prevenção e combate as drogas na Região do Sertão Central. O programa só existia na cidade de Quixadá e Quixeramobim. Agora estar sendo ampliado nos municípios de Choró, Ibicuitinga, Ibaretama e Banabuiú. A meta é alcançar todas as crianças da região com o programa.



Assessoria de Comunicação do Ronda
cilasoliv1@hotmail.com

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Educador Social do PROERD proferi palestra sobre “Comportamento, relacionamento e drogas” no Colégio Valdemar Alcântara


O Educador Social do PROERD, CB PM Cila Rodrigues de Oliveira, a convite do Colégio Valdemar Alcântara, proferiu a palestra sobre “Comportamento, relacionamento e drogas” no intuito de conscientizar adolescente e jovem na busca de uma conduta humana e cidadã.

O Educador Social do PROERD Cila Rodrigues de Oliveira, disse “que o CVA tem se constituído numa referencia de prevenção e conscientização no combate às drogas e a violência no municipio. Em 2012 estivemos no Colégio Valdemar Alcântara proferindo importante palestra sobre Alcoolismo, agora voltamos a pedido da instituição para proferir esta importante palestra acerca de comportamento e relacionamento”.

“O Ronda do Quarteirão estar utilizando esta importante ferramenta de interagir com nossa juventude educacional,  no intuito de conscientizar nosso alunado acerca dos malefícios das drogas. Nossa juventude atravessa varias mutações de personalidade necessitando assim uma melhor adaptação junto a família e a sociedade.  O CB PM Cila Rodrigues é experiente, tem didática e tem se constituído no seio da juventude quixadaense, uma importante referência na prevenção as drogas., disse o Capitão Antonio George Vidal, Comandante do Ronda do Quarteirão de Quixadá.


A palestra foi uma iniciativa dos educadores do CVA que articularam com os alunos na busca de  informar e conscientizar nossos alunos, e posteriormente outros jovens, sobre a melhor conduta no seio da sociedade.

Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
cilasoliv1@hotmail.com



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Governador Cid Gomes entrega 101 viaturas e 100 motos para reforçar policiamento


“O governador Cid Gomes e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, entregam nesta sexta-feira (05), às 9 horas, no Palácio da Abolição, 101 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar e mais 100 motos ao BPRaio. Do total de viaturas, 53 destinam-se à Polícia Civil e atenderão municípios do Interior do Estado. Outras oito viaturas serão destinadas aos destacamentos da Polícia Militar em diversos municípios também do Interior”.

Para atender a demanda populacional da Região do Sertão Central, os municípios de Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã e Irapuã Pinheiro foram contemplados com 01 (uma) viatura. As novas viaturas pertencerão ao 9° Batalhão de Policia Militar, atualmente comandado pelo Tenente Coronel Francisco Paiva. (Grifo nosso)

Ronda do Quarteirão

“Quarenta viaturas do total de 101 viaturas serão empregadas no Programa Ronda do Quarteirão (Batalhão de Policiamento Comunitário). Esses 40 veículos serão empregados no policiamento da Capital.  

Municípios contemplados com viaturas da Polícia Civil: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracoiaba, Araripe, Assaré, Banabuiú, Barbalha, Beberibe, Bela Cruz, Cascavel, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Jaguaruana, Jijoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mombaça, Novo Oriente, Orós, Pacajús, Pacatuba, Pacujá, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, Redenção, Saboeiro, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte, Tauá, Ubajara, Uruburetama, Uruoca e Varjota.

Municípios contemplados com viaturas da Polícia Militar: Chaval, Chorozinho, Farias Brito, Jucás, Pacujá, Pindoretama, Saboeiro e Uruóca, Senador Pompeu, Ibaretama, Milhã e Ibicuitinga".