terça-feira, 26 de março de 2013

Ronda online - Polícia quer intensificar presença nas redes sociais


Responsáveis pela segurança já incentivam a população a fazer denúncias através do Facebook.

A polícia é conhecida pelo uso da tecnologia para solucionar os casos mais intrigantes. Mas há cerca de um ano, a segurança pública de Fortaleza deu início a um trabalho que engloba a internet e a força tarefa dos policiais do Ronda do Quarteirão.
O soldado Israel Campelo é responsável pela    interação do Ronda na internet Foto: JL rosa

No dia 21 de janeiro do ano passado, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) criou seus perfis no Facebook e Twitter, além do blog do Ronda do Quarteirão, com o objetivo de interagir com a população. O Ronda também conta com um canal no site de vídeos YouTube.

Conforme explica o responsável pelas redes sociais do Ronda, soldado Israel Campelo, neste momento existe uma campanha no Facebook e no blog para que a população realize denúncias anônimas por meio das redes sociais. "No blog é possível escolher a opção anônima na sessão ´Fale Conosco´ e no Facebook é possível enviar mensagem in box (tipo de mensagem direcionada e pessoal) e somente eu tenho acesso à reclamação", ressalta o policial.

Campelo explica que o Ronda do Quarteirão recebe cerca de 18 sugestões por dia somente pela ferramenta de mensagem do Facebook. "São mensagens construtivas. As pessoas ligam reclamando que falta segurança na área e nós encaminhamos as reclamações para o comandante responsável pelo local", explica o soldado e analista de mídias sociais.

Um dos casos dessa sintonia com a internet foi uma reclamação feita por pais de alunos solicitando apoio nas proximidades de uma escola na avenida Mister Hull, em Fortaleza. Neste caso, o comandante teve acesso às informações e foi solicitado um carro de apoio para cobrir a área. Em outras situações, ocorre da viatura da área se encontrar em serviço de manutenção, e então, é substituída.

Mas nem tudo é tão fácil para a corporação que cuida da segurança no Ceará. Quem trabalha no setor de mídias sociais deve ter "jogo de cintura" durante os gerenciamentos de crise. Recentemente, uma imagem divulgada pelo perfil do Ronda no Facebook, foi alvo de críticas dos internautas. O título "Que bom ter você por aqui", que é usado na campanha da corporação, foi divulgado com uma fotografia de policiais realizando busca de armas. Para Israel Campelo, a imagem foi mal interpretada, já que em uma postagem anterior foi divulgado um texto instrutivo com a importância das abordagens de rotina.

Outra luta das mídias sociais da Polícia Militar do Ceará é com relação aos perfis falsos que utilizam o nome da corporação para mudar a imagem ou divulgar fatos que não condizem com os que são repassados pela Polícia. "Mostramos que somos o canal oficial do Ronda do Quarteirão. Nosso lado é reforçar a palavra oficial de forma direta e atraente", explica Campelo.

Aproximação e confiança

Longe da monitoração das mídias sociais, mas bem próximo da realidade das ruas e ocorrências policiais, o soldado do Ronda do Quarteirão, Daniel Monteiro, considera essencial o uso das mídias sociais por parte da Polícia para acompanhar os tempos modernos. "É uma boa ferramenta de acessibilidade e inclusão digital", ressalta. Para Daniel Monteiro, essa é a oportunidade de aproximar a população da Polícia e ganhar confiança para o fornecimento de denúncias via web.

Mais informações

Blog: www.rondadoquarteirao.blogspot.com.br
Facebook: www.facebook.com/rondadoquarteirao
Twitter: www.twitter.com/rondabpcom
YouTube: www.youtube.com/rondabpcom

quinta-feira, 14 de março de 2013

Acusados de aterrorizar enterro são capturados pelo Ronda, FTA e Policia Civil


Os quatro acusados de participação no tiroteio ocorrido no início da tarde da última terça-feira, 12, em frente ao cemitério municipal de Quixadá foram transferidos ontem à tarde para a cadeia pública desta cidade. Apesar de testemunhas terem prestado depoimento afirmando a morte de um das vítimas, no caso o pintor automotivo Francisco de Assis Alves Filho, conhecido por “Tico”, o delegado regional George Monteiro autuo o “Bando da Sepultura”, como está sendo conhecido o grupo comandado por Erbson Emídio, vulgo “Bebel” em flagrante por tentativa de homicídio e formação de quadrilha.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, “Bebel” e os comparsas, Antonio Arcleilson de Sousa Herácio, vulgo “Babidim”, Raimundo Fagner Gonçalves dos Santos, vulgo “Faguinho” e João Paulo de Lima, este último irmão de “Bebel”, negaram participação no episódio ocorrido em frente ao cemitério Nossa Senhora do Carmo, quando seis pessoas foram baleadas ao saírem do sepultamento do Jovem de 19 anos Francisco Erick Alves Martins, filho do pintor automotivo. Todavia, além de serem reconhecidos por várias testemunhas que foram ao enterro foram coletadas amostras em parafina para exame na Perícia Forense do Ceará (Pefoce). 
ERBSON EMIDIOBEBEL 33121Ant. arcleison de sousa heracioBABIDY121Rdo.Fagner gonvalves dos santosFAGUIM  121JOAO PAULO DE LIMAIRMAO DO BEBEL121
Conforme a Polícia Civil apenas "Bebel" tinha antecedentes criminais, por tentativa de homicídio. Ele e os comparsas foram presos pelo delegado George Monteiro e sua equipe, com o apoio de policiais da Força Tática de Apoio (FTA) do 9º Batalhão Policial Militar e do Ronda do Quarteirão de Quixadá.    

Fonte: Sertão Alerta

domingo, 10 de março de 2013

Homem com mandado de prisão pede carona à polícia em Quixeramobim


O acusado responde por um homicídio, em Caucaia, e afirmou que tem um alvará de soltura, mas não comprovou.
Um caso inusitado chamou atenção da polícia, no município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, quando uma viatura do Ronda do Quarteirão estava parada, próximo à Autarquia Municipal de Trânsito e, curiosamente, um homem, com sintomas de embriaguez, pediu uma carona aos policiais.
Antônio Flávio de Sousa Mota, 42 anos, chegou próximo à viatura e pediu carona aos PMs. Com uma conversa meio “enrolada”, a polícia pesquisou o nome dele, que apareceu com um mandado de prisão, em aberto, devido a um homicídio no município de Caucaia, zona metropolitana.
De imediato, o homem foi conduzido à Delegacia Civil de Quixeramobim, onde ele informou ao escrivão, que possuía um alvará de soltura, mas que, naquele momento, estava com sua esposa. Segundo informações da polícia, até o momento, nenhum parente do acusado tinha aparecido com o documento do mesmo, e ele continua detido para averiguações.

Fonte: Revista Central

Ronda prende ex-presidiário com arma de fogo


Prisão por porte ilegal de arma, um ex-presidiário é preso no bairro do renascer após denúncias de um homem armado circulando pelo bairro. A viatura do Ronda Quarteirão RD 1244 efetuou prisão.
Cleber Alves de Lima vulgo “dedezinho”, portava um revolver da marca Taurus, Cal. 38, nº 181407, com capacidade para seis cartuchos, contendo na arma quatro intactos, e ainda se encontrava ele com um canivete, o mesmo transitava em uma motoneta Honda Biz, de cor preta, ano 2010, de placa NUS1615.
Abordado pelos policias, que desde a manha recebiam denúncias a respeito do acusado, que foi conduzido a 12ª Delegacia Regional de Policia Civil, para adoção das mediadas legais. Vale salientar, que havia um mandado de prisão em aberto contra o acusado, oriundo da comarca da cidade de Eusébio, também por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Sertão Alerta

Policiais do Ronda debelam fogo em apartamento em Quixadá



шаблоны сайтов
joomla

a fogao incendiadoQuixadá > No início da tarde deste sábado 9, um incêndio no bairro do triângulo em Quixadá destruiu toda a cozinha de um apartamento que fica sobre uma oficina de refrigeração. O corpo de bombeiro foi acionado, mas não atendeu a ocorrência conforme informações da policia que isolou a área, a viatura dos bombeiros encontra-se com defeito.
  
a incêndioPopulares realizaram o socorro debelando as chamas. Um lava-jato que fica vizinho acionou o motor alimentando a mangueira e permitindo o uso da água na luta contra o fogo, um moto táxi utilizando um extintor mas foi vencido pelo fogo. Com ajuda do Ronda do Quarteirão que isolou a área e auxiliou o proprietário no rescaldo no apartamento.
Relatos da dona de casa Nely Sousa, residente no apartamento havia deixado leite no fogo e acredita que tenha sido o estopim do incêndio. O dono da oficina e lava jato “Abençoado”, Geybson Lopes que ajudou no combate com a água utilizando o motor da cisterna usada na oficina. A polícia militar acionada chegou rápido uma  viatura do Ronda do Quarteirão com o CB Evanildo, sd’s Fabiano e Dailton que ajudaram no rescaldo no lugar do sinistro.
a apa incendiado copy
a botijãoa pag

Fonte: Sertão Alerta

sábado, 9 de março de 2013

Maior rigor na Lei Seca diminuiu em 30% acidentes com morte nas CEs


A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) divulgou nesta sexta-feira (8) o balanço das autuações pela Lei Seca nos meses de janeiro e fevereiro de 2013. A comparação com os números de ocorrências registradas no mesmo período do ano passado mostram que o número de acidentes com morte nas rodovias estaduais diminuiu mais de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os dados da PRE constatam, ainda, um aumento em 159%, nas autuações por embriaguez ao volante. Em comparação com 2012, o número de acidentes registrados no primeiro bimestre de 2013 nas CEs é quase 5% menor. A polícia atribui esses números ao aumento no rigor da lei e à intensificação das blitz em parceria com o Detran.
Comparativo

Pelo Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (que considera crime motorista ser flagrado com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas) foram autuados 43 condutores no primeiro mês de 2013. No ano anterior, o mesmo período registrou 22 autuações. Já em fevereiro foram 67 motoristas flagrados, contra 29, no mesmo período do ano passado. Somando os dois meses, o número de motoristas flagrados neste artigo aumentou em 115,69%.

Já no Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (que trata como crime dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência) foram autuados em janeiro deste ano 369 motoristas, contra 311 no ano passado. Em fevereiro o número foi ainda maior: 458, contra 266 em 2012. Na soma dos dois meses, o número de motoristas flagrados neste artigo aumentou em 43,33%

Menos acidentes com morte

Foram 546 acidentes entre janeiro e fevereiro deste ano contra 570 no ano passado (redução de 4,21%). O número de feridos também registrou baixa nos dois meses, com 280 feridos contra 381 registrado no mesmo período em 2012 (redução de 26,51%). A maior redução registrada foi no número de vítimas fatais. Foram 46 em 2013 (janeiro e fevereiro) contra 69 em 2012, com decréscimo de 33,33%.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Policiais do Ronda de Quixadá participam de reunião sobre a Lei Maria da Penha



Policiais do Ronda do Quarteirão de Quixadá participaram de importante reunião com o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento Comunitário, capitão PM Antônio George Vidal, que ministrou acerca da  atualização jurídica da Lei Maria da Penha. A reunião aconteceu no auditório da CDL de Quixadá.

Entre as principais informações, estão métodos e conhecimento jurídicos para dar apoio aos policiais no momento do atendimento das ocorrências ostensivas e comunitárias. “Nossos policiais do Ronda estão inseridos em todo o contexto da sociedade e se faz  necessário que eles tenham todo o conhecimento sobre a lei Maria da Penha, sobre os casos de violência contra a mulher”, afirmou o capitão Vidal.

“Com essa reunião, aprendemos importantes informações para a praticidade ostensiva e comunitária junto a população, e que demandam maior empenho para conter esta onda de violência contra as mulheres, afirmou o Educador Social do PROERD Cila Rodrigues de Oliveira.

Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
cilasoliv@bol.com.br
.

sábado, 2 de março de 2013

I Workshop CPCom 2013


Foi realizado ontem, 28 de fevereiro, no auditório da Coordenadoria de Comando de Polícia Comunitária (CPCom) o  I Workshop CPCom 2013, onde foram repassadas a oficiais do Ronda do Quarteirão, novas diretrizes de ações administrativas e operacionais do programa de policiamento comunitário da Polícia Militar do Ceará. A abertura do evento aconteceu às 08h00 e foi realizada pelo Comandante da CPCom, Ten-Cel PM Paulo Sérgio Braga Ferreira.
As novas orientações trataram da adaptação das bases territoriais do Ronda à Lei de Organização Básica (LOB) da PMCE e demais diretrizes do Comando da CPCom destacando-se as ações de repressão à criminalidade, mas sem perder o caráter comunitário do policiamento do programa Ronda do Quarteirão, que prioriza a aproximação com a população, cujo estreitamento do contato com a sociedade tem se revelado uma importante estratégia de enfrentamento à violência social. 
Após a apresentação de todas as assessorias da CPCom o I Workshop CPCom 2013 teve a apresentação do painel “Socialização de Conhecimentos e Ideias”, sob condução do Ten-Cel PM  Paulo Sérgio e do Maj PM Douglas. Houve a apresentação do redimensionamento das áreas Ronda, apresentadas pelo Soldado PM Mesquita.

O I Workshop CPCom 2013 aconteceu durante todo o dia, e contou com a participação dos palestrantes convidados: Lilian Albuquerque Sales de Lucena e Anailton Mendes de Sá Diniz cujo tema foi “A Polícia Ostensiva no Enfrentamento à Violência Doméstica”. 

Assessoria de Comunicação do Ronda / CPCom

Ronda apreende menores por roubo a aposentado


Ronda-do-Quarteirao-24-04-11
Equipes do Ronda do Quarteirão de Quixadá apreenderam no início da noite desta sexta-feira, 1º de março, o estudante M.F.A.L., 15 anos, natural de Banabuiú. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão Policial Militar, ele e outros dois indivíduos assaltaram um aposentado de 68 anos. O roubo ocorreu no bairro da Curicaca, na periferia de Quixadá. A vítima se encontrava no quintal de sua casa quando foi surpreendida pelo trio. Um dos assaltantes estava armado com um revólver.

Ainda de acordo com o Copom, os policiais do Ronda do Quarteirão, das viaturas RDs 1244 e 1276 recuperaram o telefone celular e a importância de R$ 97,00 dos R$ 237,00 roubados. 
A Polícia trabalha agora para localizar e prender os outros dois assaltantes. O Delegado Regional George Monteiro está realizando levantamentos. Ele não descartou a possibilidade do trio ser o mesmo que assaltou a Tech Autos, subtraindo a importância de R$ 10 mil. 
Informações anônimas podem ser prestadas através do fone (88) 3445.1047 – Delegacia Regional da Policia Civil de Quixadá.

Fonte: Sertão Alerta