domingo, 6 de outubro de 2013

Tenente Coronel Marcelo Furtado é o novo Comandante do Ronda do Quarteirão

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou  mais alterações na gestão de vários postos da Polícia Militar do Ceará. Entre as mudanças mais significativas, está a troca do responsável pelo Comando de Policiamento Comunitário (CPCom), o Ronda do Quarteirão. No lugar do tenente-coronel Paulo Sérgio Braga, assume o também tenente-coronel Marcello de Lima Furtado.

Em conversa com O POVO, Furtado ressaltou que sua meta à frente do Batalhão é diminuir o número de homicídios e índices de insegurança. Em relação a novas metodologias, Furtado informou que ainda deverá defini-las em reunião com a cúpula da SSPDS. “Vou conversar com o comandante da Polícia Militar (coronel Lauro Prado) e com o secretário da Segurança Pública (Servilho Paiva) e esperar orientações deles para ver o que pode ser feito”, observa Marcello Furtado.

O tenente-coronel adiantou que vai sugerir uma maior interação do CPCom com o Policiamento Ostensivo Geral (POG) e com a Polícia Civil. “Feito de forma integrada, o trabalho fica muito melhor”.

Há 24 anos atuando na Polícia Militar do Ceará, Furtado ocupava o posto de subcomandante do CPC, ao lado do coronel Carlos Ribeiro, que agora assume o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Para Ribeiro, o novo comandante do Ronda deverá atuar de forma dinâmica e operacional. “É uma pessoa que realmente veste a camisa. Com certeza vai fazer um bom trabalho”, prevê.

O presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (Aspramece), Pedro Queiroz, diz que teve contato com o tenente-coronel Furtado durante a elaboração do novo Código de Ética dos policiais militares, entre julho do ano passado e janeiro deste ano. “Fiquei surpreso com a postura humanizada dele. Se ele continuar com essa mesma postura, de trazer grandes contribuições aos debates, acredito que fará uma boa gestão”, avalia.

O tenente-coronel Marcello Furtado já atuou no Ronda do Quarteirão como subcomandante, durante a gestão do coronel Roosevelt Alencar.

Também passou pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) e pelas 2ª, 4ª e 6ª companhias do 5º Batalhão da Polícia Militar.

O Ronda do Quarteirão entrou em operação em 21 de novembro de 2007. Hoje, encontra-se em atuação em 254 áreas, em 43 municípios.


Assessoria de Comunicação do Ronda do Quarteirão de Quixadá
Cila Rodrigues de Oliveira - CB PM



Nenhum comentário:

Postar um comentário