Quem nunca ouviu falar do golpe do falso seqüestro? É
provável que você ou algum parente, vizinho, amigo, conhecido, etc., já recebeu
uma ligação de criminosos que de alguma forma ou através de ameaça queria
extorquir dinheiro ou cartões de créditos telefônicos. O crime acontece todos
os dias, e a policia infelizmente não possui dados estatísticos, mas o número
de casos que os criminosos concluíram o golpe ou aqueles no qual a vítima
percebeu e desligou o telefone é incalculável.
A única barreira para este tipo de crime é a prevenção
através da orientação conscientização. Para os criminosos não existe barreiras,
desta vez, a vítima foi o vice-presidente José de Alencar que relatou ter
recebido uma ligação no dia 25/04/10 dizendo que sua filha havia sido seqüestrada.
Ele afirmou que o criminoso pediu R$ 50 mil. Até o vice-presidente acreditou
que realmente era sua filha chorando. Mesmo com todo o esquema de segurança que
existe, ele não impediu que tal autoridade sofresse ameaças. O histórico dos
golpes dos falsos seqüestros tem sofrido algumas modificações, a cada instante
eles mudam o “modus operandi”, no inicio era uma ligação telefônica na
residência das vítimas exigindo a compra de cartões de créditos telefônicos
ameaçava dizendo que iriam seqüestrar roubar ou matar alguém da família. A
vítima, diante de tal ameaça, comprava os cartões e repassava as senhas aos
criminosos. Com sucesso nos golpes, começaram a inovar criando o segundo tipo
de golpe: O falso seqüestro. Aproveitavam a ausência de um integrante da
família, ligam para sua residência e avisam que a pessoa ausente havia acabado
de ser seqüestrada, pedindo como resgate um valor baixo e a compra de cartões
telefônicos, prometendo que soltariam a suposta vítima no mesmo dia.
O terceiro caso era da seguinte maneira: Sem possuir
informações da vítima ou apenas alguns dados, ligam se apresentando como
policial ou bombeiro, informando sobre um acidente de trânsito. Começam a
coletar informações de alguém da família e que esteja fora de casa. Sem saber,
a vítima, aflita, informa o solicitado. Com base nas informações os criminosos
mudam de conversa e anuncia o seqüestro.
O quarto golpe é a promessa de prêmios. Uma ligação
informando que o assinante da linha telefônica foi sorteado ganhando um
computador, motocicleta, etc. Para dar tom de seriedade eles se apresentam com
o nome de algumas empresas (TV Band, TV Globo, Nestlé, Embratel, TIM, etc.).
Para a retirada dos prêmios. informam que é preciso comprar e repassar as
senhas dos cartões de créditos telefônicos em menos de uma hora para não perder
os prêmios, depois que a vítima passa a senha, está consumado o golpe.
Telefonema falso de cartão de crédito visa a adquirir número
de segurança
O quinto caso, os bandidos fazem contato se passando por
funcionário da operadora do celular. Dizendo que o aparelho foi clonado,
solicitam que o mesmo seja desligado por uma hora para solucionar o problema. É
o tempo necessário para entrar em contato com os familiares inventando a
historia do seqüestro. A família tenta entrar em contato com a suposta vítima,
como não consegue, acaba caindo na conversa dos criminosos. Recentemente o
golpe de extorsão ganhou uma nova modalidade. O falso seqüestro ganha mais
detalhes e faz novas vítimas a cada dia. Pelo telefone, criminosos, que muitas
vezes estão presos, afirma que um parente da pessoa é mantido refém e exigem
que a vítima faça depósitos bancários, ou marcam um determinado lugar para
terceiros retirarem o resgate. Nesse último golpe, eles contam com a ajuda de
criminosos que estão fora das cadeias. Truques usados pelos falsos
seqüestradores têm feito a mentira parecer verdade. Simulando até a uma
conversa, os criminosos também utilizam vozes do falso refém no suposto
cativeiro chorando ou gritando para garantir o sucesso do golpe. Para você não
ser a próxima vítima, e também orientar seus familiares e amigos e
principalmente o executivo/autoridade no qual esteja trabalhando, veja o que
pode ser feito para não cair no golpe. Caso aconteça as situações mencionadas,
veja o que fazer:
1. não compre os cartões;
2. desligue o telefone;
3. quando eles percebem que não vão conseguir extorquir,
eles desistem;
4. não se desespere você não está correndo risco.
5. Procure ter em casa se possível um identificador de
chamadas, facilita muito a identificação, principalmente se for ligações de
outros estados;
6. não tome atitudes precipitadas;
7. quando isso acontecer, procure primeiramente a pessoa que
foi alva do suposto seqüestro;
8. evite conversar com o criminoso, finja que o telefone
está com problemas, e desligue;
9. fale que ele ligou para o número errado, ou diga que você
é apenas um empregado que começou a trabalhar há pouco tempo;
10. após esse tipo de ligação, deixe o telefone fora do
gancho ou não atenda a ligações de números desconhecidos por algumas horas;
11. não atenda pedidos estranho para qualquer procedimento
no celular;
12. não receba ligações a cobrar, principalmente quando o
interlocutor for desconhecido;
13. procure orientar os familiares idosos, pois são as
vítimas preferidas dos criminosos.
Para combatermos este tipo de crime, a prevenção e a
orientação é a melhor solução, temos que conscientizar nossos clientes, no caso
os executivos e autoridades, a equipe de segurança deve orientar quanto à
medida de prevenção e o procedimento no caso de receber alguma ligação contendo
alguma ameaça.
Fonte: Força Tatíca
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