quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ronda se prepara para formatura de 795 crianças do PROERD


O Ronda do Quarteirão de Quixadá se prepara para formar a 1ª turma do PROERD, agora coordenado pelo Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM) em Quixadá.

795 crianças estão se preparando para a Formatura PROERD, que acontecerá no mês de outubro. 11 escolas da rede pública e particular foram comtempladas pelo programa. O Educador Social do PROERD, CB PM Cila Rodrigues de Oliveira, disse “Nossas crianças quixadaenses estão vacinadas contra as drogas. Esperamos que as lições aprendidas possam contribuir no firme combate às drogas e a violência”. O Sd PM João Alves Campos, também Educador Social do PROERD, disse que “Dedicamos todo o nosso tempo na formação de crianças que se comprometeram a dizer não às drogas”.

O PROERD – Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência é considerado o maior programa de prevenção às drogas no mundo. No estado do Ceará o programa é coordenado pelo Ronda do Quarteirão que ampliou atenção especial à crianças e adolescentes no combate às drogas.

Quixadá é exemplo da prevenção às drogas. Desde sua reimplantação em 2009 que o PROERD ampliou sua rede de proteção e combate às drogas.
Maiores informações sobre a Formatura PROERD será comunicado neste Blog, Aguardem.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ronda do Quarteirão em Quixadá desenvolve projeto comunitário “fiz a ronda com o Ronda”


Munidos do sentimento altruísta de amor ao próximo, em conformidade com as prescrições da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Comando Geral da PMCE e Comando do Batalhão de Polícia Comunitária, policiais militares integrantes do Programa Ronda do Quarteirão estão desenvolvendoum importante projeto Comunitário, “Fiz a ronda com o Ronda”, em efetivo funcionamento desde o mês de setembro em Quixadá, maior cidade do Sertão Central cearense.

A iniciativa faz parte de uma vasta programação de ações comunitárias que passaram a ser desenvolvidas a partir da implantação do Ronda do Quarteirão nesta urbe, em março de 2010, consistindo na disponibilização das patrulhas à comunidade local, fazendo-se representar, em especial, pelo público infantil, o qual é convidado a conhecer internamente as viaturas operacionais do programa, momento em que é feito o convite para que crianças matriculadas em estabelecimentos de ensino da rede pública ou privada do município acompanhem a ronda no bairro, embarcadas juntamente com a composição policial daquela área, proporcionando uma boa interatividade entre os profissionais da segurança pública e as crianças, que deixam de lado o medo, manifestando, em contrapartida, respeito e admiração pela instituição policial militar.

Como resultado imediato, vislumbra-se uma melhor receptividade por parte da população quixadaense no que diz respeito à atuação da “Polícia da Boa Vizinhança” no seio da comunidade, atestada pelos inúmeros depoimentos satisfatórios, formulados relativamente àquela iniciativa.

“Esta singela ação expressa bem à verdadeira essência da polícia comunitária: a aproximação com a comunidade. Nossa verdadeira intenção é simplesmente colaborar para o surgimento de uma nova geração de pessoas que crescerá com uma visão totalmente diferente de polícia. A polícia que é próxima da comunidade, que se sensibiliza com seus problemas, e que ainda é capaz de promover a paz, a alegria e a felicidade das pessoas. E essa polícia, antes definida como ‘a polícia do futuro’, hoje já se faz representar pelos nossos valorosos profissionais de segurança pública, através do Programa Ronda do Quarteirão”, destacou o Capitão Adriano Cavalcante, Comandante do Ronda do Quarteirão no Sertão Central cearense.

As ações do Ronda do Quarteirão do Sertão Central do Estado podem ainda ser conferidas através do link: www.blogdorondaquixad.blogspot.com.

Mais Informações:

Ronda do Quarteirão
3445-1242 / 3445-1243 / 3445-1244

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Policiais do Ronda participam de capacitação para enfrentamento à violência contra a mulher

Policiais Militares do programa Ronda do Quarteirão participaram na manhã desta terça-feira (20) de palestra proferida através dos promotores Valeska Nedehf do Vale e Anílton Mendes de Sá Diniz.

O objetivo do evento é capacitar os PMs sobre a "Lei Maria da Penha" em seus mais variados aspectos. “É muito importante essa parceria da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com Ministério Público”, ressalta a delegada Rena Gomes.

Segundo ela, o titular da SSPDS atendeu prontamente a solicitação do MP e deu todo o apoio para a realização do evento. “Aqui estamos unindo elos importantes dessa cadeia de combate à violência de gênero: Polícia Militar (através do Ronda do Quarteirão), Polícia Civil e Ministério Público Estadual”, comemora a delegada.

Para o Ten. Coronel Gomes Filho, comandante do Ronda do Quarteirão, a capacitação se reverte ainda mais de importância por se tratar de uma lei (Maria da Penha) muito nova e complexa. “Por seu caráter comunitário, de proximidade com a comunidade, geralmente é o policial do Ronda quem faz esse primeiro atendimento em casos de violência doméstica contra a mulher. Por isso também a importância desse nivelamento, destaca.

Fonte:Ceará Agora

sábado, 17 de setembro de 2011

Universitária enfrenta e prende assaltantes

Indignada com os constantes assaltos, praticamente na porta da Faculdade Católica Rainha do Sertão, a estudante de Administração Tamily Nascimento, 19 anos, tomou uma atitude que poucos fariam. Após receber ameaças de um assaltante, através de ligação telefônica, por reconhecer e colaborar com a Polícia, colocando o comparsa dele atrás das grades, a universitária não pensou duas vezes. Ligou para o Ronda do Quarteirão.

Quando chegava ao campus no início da noite desta sexta-feira, 16, ela se deparou, praticamente no mesmo local, com um dos sujeitos que a haviam assaltado, e uma colega, três dias antes. Em minutos a equipe do Ronda formada pelos soldados Stela de Oliveira, Benedito Ferreira e Aramis de Souza chegou ao local. O assaltante foi detido. Para surpresa de todos, um menor, de 17 anos. Ele foi apreendido e conduzido para a Delegacia de Polícia.

O adolescente assaltante se negou a falar sobre o assalto e as ameaças à vítima. Também não quis entregar os objetos furtados, bolsas, roupas e livros das estudantes e o celular de uma delas. Entretanto, segundo a Polícia, pretendia se vingar pela prisão do comparsa, também menor de idade, 15 anos, recolhido para um instituto correcional, em Fortaleza. Ele deverá ter o mesmo destino, mas como nos fins de semana não há plantão no Juizado da Infância e da Juventude aguardará a decisão da Justiça sob a responsabilidade da mãe.


Fonte: Blog Diario do Sertão Central

Ronda do Quarteirão acaba maldição



Após meses assombrando a população de Quixadá a “maldição da moto preta” como ficaram conhecidos os constantes assaltos praticados por uma dupla utilizando uma motocicleta preta, foi quebrada. Artur Leandro de Araújo Alves, 19 anos e Gerder Moares Mendes, da mesma idade, foram presos logo após assaltarem no fim da tarde desta sexta-feira, 16, o posto de atendimento do Bradesco. Além da moto preta utilizada pelos assaltantes e um revólver de fabricação Argentina, usado nos assaltos, foram apreendidos.

A dupla foi capturada pelos policiais do Ronda do Quarteirão desta cidade, cabo Gonzaga Neto e soldados Pedro Mendonça, Lucas Rebouças e Berniê de Souza. Com o apoio do cabo Jonas Monteiro e do inspetor Ulisses Guanabara o dinheiro roubado também foi recuperado, cerca de R$ 480,00. Estava com a namorada de um deles, Glória Priscila Almeida, 19 anos. Ela poderá ser autuada por crime de receptação. Em poder da dupla a Polícia ainda encontrou vários telefones celulares, mas o que chamou a atenção foi o par de algemas “pon-pon” cor-de-rosa.

Um mês antes a mesma dupla havia assaltado o mesmo posto bancário. Daquela vez roubaram R$ 8 mil. Sempre utilizavam capacetes pretos com viseiras escuras, para dificultar a identificação. Mas dessa vez as câmeras de uma loja flagraram quando Gerder colocava o capacete. As funcionárias o identificaram como sendo o autor dos assaltos. Outras vítimas devem comparecer para fazer reconhecimento dos criminosos. Os assaltantes serão interrogados nesta manhã pelo delegado regional Marcos Sandro de Lira.

Fonte: Blog Diario do Sertão Central

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ronda do Quarteirão em Quixeramobim completa 1° ano de existência









A data foi celebrada com a realização de sessão solene, lançamento de projeto comunitário e torneio desportivo de integração com a comunidade.

No último dia 14/09 do corrente, a polícia da boa vizinhança completou seu 1º ano de serviços prestados à cidade de Quixeramobim-Ce, localizada no Sertão Central do Estado e que conta com uma população estimada em 74.000 (setenta e quatro mil habitantes).

Tal registro é revestido de razões de sobra para comemorar o feito, sobretudo pelas estatísticas oficiais apresentadas pelo Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixeramobim, dando conta de expressiva redução em todos os índices de criminalidade nas áreas cobertas pelo programa, acompanhados pela elevação no número de prisões e apreensões de armas de fogo, o que justifica o aumento na sensação de segurança por parte da população local desde o advento do Programa Ronda do Quarteirão naquela urbe.

Os resultados obtidos, a partir de pesquisa feita junto aos relatórios diários de ocorrências dos plantões policiais registrados na cidade de Quixeramobim, dão conta de uma redução geral nos índices de criminalidade da ordem de -58,94%, comparando os últimos 12 (doze) meses, com o mesmo período anterior, valendo destacar a queda da ordem de -35,7% na taxa de homicídios, -70,6% nos roubos e -50% nos índices furtos. Paralelamente, houve ainda aumento no número de apreensões de armas de fogo (9%), bem como no número de prisões e apreensões, especialmente por tráfico de drogas (28,5%).
O transcurso do referido natalício foi marcado pela realização de solenidade na Câmara Municipal do município, seguida pelo lançamento oficial do Projeto Comunitário “Quixeramobim, te quero sem drogas!”, findando com a realização de torneio desportivo de futsal, envolvendo equipes do Ronda do Quarteirão de Quixadá e Quixeramobim, Cia. Provisória de Quixeramobim, bem como do Tiro de Guerra daquela cidade.

“Os resultados obtidos refletem bem o empenho de nossos policiais no combate incessante à criminalidade e às suas consequências. Todavia, reconhecimento maior ainda merece a população quixeramobiense, que acolheu de forma bastante satisfatória o Programa Ronda do Quarteirão em seu seio, colocando-se desde o início na condição de nossa maior aliada na missão que nos foi confiada". Garante o Cap QOPM Cavalcante, Supervisor do Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá/Quixeramobim.

sábado, 10 de setembro de 2011

Educadores Sociais do PROERD são homenageados na Semana da Pátria

Uma multidão compareceu a praça José de Barros para acompanhar o Desfile 7 de Setembro. Autoridades politicas,administrativas, educacionais e população em geral participaram das comemorações da independência do Brasil.

Policiais Militares e do Ronda do Quarteirão abriram o desfile sendo aplaudidos de pé pela população quixadaense. As modalidade de policiamento ostensivo e comunitário foram apresentadas à população. Em seguida diversas escolas do município de Quixadá desfilaram abordando temas diversos.

Na oportunidade, a EEF Raimundo Marques prestou homenagem ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), pelos relevantes serviços prestado à instituição através dos educadores do PROERD Cb PM Cila Rodrigues e Sd PM João Campos.

Compareceram ao palanque das autoridades o TC PM Edivar Azevedo comandante da 2ª CIA/1º BPM, Cap PM Costa Cavacante Supervisor do Ronda do Quarteirão, Rômulo Carneiro Prefeito, Kleber Junior Presidente da Câmara Municipal, Fatima Pimentel Secretária de Educação e demais autoridades.

Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
cilasoliv@bol.com.br


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Policiais do Ronda participam de reunião sobre a implantação do CAPS AD

Policiais do Ronda do Quarteirão participaram de importante reunião sobre a implantação do CAPS AD - Centro de atenção psicosocial alcool e outras drogas. A reunião aconteceu no auditório do Fórum Desembargador Avelar Rocha, presidida pela promotora Pública Drª Ana Karine

O CAPS AD, será inaugurado dia 21/09/2011 e contará com clinico geral, psiquiatra, assistente social, enfermeira e terapeuta ocupacional. A reunião foi para articular junto as instituições: Policia Militar, Policia Civil, Conselho Tutelar e Ministério Público ações de atendimento e remoção de pacientes.

Participaram da reunião TC PM Edivar Azevedo Rocha, Comandante da 2ª CIA/1º BPM, Adriano Costa Cavalcante, Supervisor do XVIII NPC, Drº Davi Marques Oliveira, Promotor de Justiça,Drª Ana Karine, Promotora de Justiça Drª Erica Ferreira Moura, Delegada de Policia Civil, Alex Pimentel, Policial Civil e representantes do Conselho Tutelar.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Policiais do Ronda visitam EEF Mickey



Policiais do Ronda do Quarteirão estiveram na Escola de Ensino Fundamental Mickey, apresentando às crianças da instituição educacional todo o trabalho que estar sendo desenvolvido no município de Quixadá.

Os Policiais do Ronda apresentaram toda a estrutura de operacionalidade das RDs do Ronda do Quarteirão. Expuseram a necessidade das crianças nunca passarem trote para a Policia Militar.

Populares que passavam frente a escola, elogiaram a iniciativa dos Policiais do Ronda em aproximar Policia, Comunidade e Escola.


Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
Contato (88) 3414-5767