quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PROERD: 704 crianças de Quixadá fazem juramento para não se envolverem com drogas

Ensinar as crianças do Ensino Fundamental dos riscos e malefícios causados pelas drogas ainda na adolescência tem sido o papel do Proerd – Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência, no qual é considerado o maior programa de prevenção às drogas no mundo. No estado do Ceará o programa é coordenado pelo Ronda do Quarteirão que ampliou atenção especial às crianças e adolescentes no combate às drogas.
De acordo com o educador social Cila Rodrigues, nos últimos anos, o projeto tem ‘vacinado’ 3.335 alunos das redes pública e particular do município de Quixadá. O educador afirma que os participantes tem pouca chance de envolvimentos no mundo da drogadição, por serem preparados para dizerem não.
Nesta quarta-feira, 21, na quadra poliesportiva do Colégio Valdemar Alcântara, 704 estudantes do Ensino Fundamental festejaram a colação no curso. Diante de seus pais, alunos falaram da importância do assunto no meio escolar. A aluna Lia Raquel, da Escola Raimundo Marques do bairro São João, fez questão de elogiar os educadores do programa em Quixadá, “o Proerd por meio dos educadores nos ensinou os prejuízos de usar drogas, muitos jovens usam pensando que faz bem, ao contrário destrói a vida da pessoa”. Eles juraram jamais se envolveram com o mundo das drogas.
O Secretário Municipal de Educação, João Batista, elogiou o Ronda do Quarteirão por manter o projeto nas escolas. Já o Capitão Vidal, Comandante do Ronda em Quixadá, disse que crianças de 94 municípios cearense estão recebendo orientação dos prejuízos das drogas, sendo que, é desejo do governador Cid Gomes implantar até 2014 em todos os municípios cearense. O Comandante acrescentou ainda a importância da prevenção como remédio no enfrentamento da crescente estatística em Quixadá, “quase todos os crimes na cidade tem envolvimento com drogas, seja, o usuário, avião ou disputa por território”.
Na cidade de Quixadá, 10 escolas foram contempladas com o programa, diretores afirmam que houve mudança até no comportamento dos inseridos no projeto. A faixa etária dos alunos vária de 8 a 14 anos.
O programa concedeu título aos parceiros que colaboraram com o sucesso do programa, diretores de escolas, empresas e veículos de comunicação. O portal Revista Central e o Sistema Monólitos de Comunicação foram homenageados.

Fonte: Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário