sábado, 28 de maio de 2011

Quixadá: Encontro Regional do Pacto Pela Vida discute políticas ante drogas


O evento reuniu representantes de vários municípios do interior do Estado.

Ao chegarem ao Auditório da Câmara Municipal de Quixadá, os visitantes foram recepcionados por duas crianças vestidas de bonecas, do teatro arte-livre da Escola de Ensino Fundamental e Médio, Raimundo Marques de Almeida, conhecida como “Escola Modelo do São João”. As Cinderelas Surdas distribuíram flores de papel ao mesmo tempo em que convidavam para colocar em um recipiente com água, momento em que desabrocharam várias palavras de boas vindas.

O músico e arte terapeuta, Perucio Torres, abriu o evento, em seguida as autoridades foram convidadas a comporem a mesa. Juliana Sena coordenadora do Pacto no Estado do Ceará; Marluce Alves de Oliveira, Psiquiatra, supervisora do CAPS de Quixadá; Ana Valéria Nepomuceno, Secretária Municipal de Quixadá; Capitão Cavalcante da Polícia Comunitária Ronda do Quarteirão; Camila Saboia, promotora de Justiça e a chefe de Gabinete, Sandra Venâncio, foram algumas das autoridades presentes.

A secretária de Saúde Valeria Nepomuceno, agradeceu a presença de todos e todas e disse que “Esse tema pra nós é de grande relevância, pois somos conhecedores de que vivemos esse problema no nosso Município, Estado e País, e está se agravando cada vez mais. Infelizmente as nossas famílias estão com um grande número de adolescentes que se envolvem no mundo das Drogas. E agente precisa ter esses momentos de discussões para juntos elaborarmos planos de combate as Drogas”.

Já a promotora de Justiça, Dra. Camila Saboia, destacou que o combate as Drogas deve ser primordial. “Chegando em Quixadá percebi nos processos que tramitam na 2ª Vara que realmente a problemática com as Drogas é uma questão muito presente, mas ao mesmo tempo o combate tem sido forte”. A promotora recém chega a Quixadá parabenizou pela realização do Pacto Pela Vida.

Em sua fala a coordenadora do Pacto, Juliana Sena, fez um relato de todo o processo do Pacto pela Vida. “O Pacto teve início em fevereiro do ano passado em uma fase de diagnóstico, fizemos contato com as Instituições, buscamos parcerias com os municípios e elaboramos um cenário de como é que estava essa situação atualmente no Estado, em seguida esse diagnóstico foi levado para discussão nos quatro eixos temáticos trabalhados pelo Pacto, que é prevenção, tratamento, reinserção e a repressão ao tráfego. Nessas discussões alguns desafios foram pontuados, que seriam os grandes desafios a serem enfrentados pelo Estado, por todas as Instituições que atuam na área. E foi a partir das lacunas que existem nesse cenário que nós propomos aos municípios a realização de encontros municipais com o objetivo de elaborar planos de ações locais do enfrentamento a problemática das drogas em seguida levaremos para discussão estadual”, completou.

A chefe de Gabinete, Sandra Venâncio, mencionou o diálogo e as parcerias como uma importante ferramenta no enfrentamento ao uso de Drogas. “O educador Paulo Freire diz que ninguém educa ninguém, mas que ninguém se educa sozinho, porque os homens se educam em comunhão. Então nós estamos fazendo esse exercício onde sairemos com propostas concretas. Geralmente quando agente está tratando a questão das drogas eu gosto de fazer uma reflexão com relação ao que os traficantes fazem, nós não temos em nenhum momento uma campanha, uma propaganda na rua ou na TV dizendo que use Drogas, enquanto a gente faz a propaganda preventiva o tempo todo, então temos que encontrar novos caminhos e essa é a legítima discussão”, completou. A gestora seguindo orientação do prefeito envolveu toda a equipe do Gabinete na articulação e mobilização para o evento.

O Pacto pela Vida é articulado pela Assembleia Legislativa do Ceará por meio do Conselho de Altos Estudos que promove estudos concernentes à formulação politica, com base em programas específicos, objetivando o desenvolvimento integrado, compartilhado e sustentável do Ceará e instrumentos normativos de interesse da Casa quanto a planos, programas ou projetos, politicas e ações governamentais.

Fonte: Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário