domingo, 12 de agosto de 2012

Que tipo de pai é o seu? E você sabe como lidar com ele?

Tornar-se pai não é uma questão de momento, mas uma ação para toda a vida.  Para muitos pais, um dos maiores prazeres da vida é estar com os filhos em momentos de alegria e descontração. Mas ser pai não permite apenas momentos de prazer. Estar presente durante a formação psicológica, emocional, física e educacional vai exigir muito mais que sorrisos e afagos.

Os grandes desafios da paternidade começam com o primeiro choro do neném, e a partir daí as provas de fogo desta relação serão eternizadas. Mas isso não é motivo para susto ou desistência, afinal ser pai é maravilhoso. Pelo menos é o que dizem os pais que estão felizes nessa jornada.

Sabemos que a paternidade vem sofrendo positivas mudanças ao longo dos anos. Já vivemos várias etapas da ação de tornar-se pai.  Tiveram épocas em que os pais apenas tinham contato com seus filhos em momentos esporádicos, festivos ou de repreensão por alguma ação não desejada.  Para as demais tarefas, cabia a mãe a engenhosa atividade de educar.  Hoje em dia os pais estão mais participativos, mais interessados e dedicados aos seus filhos. Mas a estrada ainda é longa e muita coisa ainda precisa mudar.

Enquanto o processo de mudança vem acontecendo, é importante sabermos lidar com os nossos pais, pois afinal nós podemos facilitar ou colocar algumas pequenas pedras no caminho deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário