sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Policiais do Ronda visitam a Pestalozzi de Quixeramobim







O supervisor do Ronda do Quarteirão/Quixadá/Quixeramobim, Cap Adriano Costa Cavalcante, esteve na cidade de Quixeramobim por ocasião da Formatura de 358 crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), conhecendo as ações humanitárias da Associação Pestalozzi em Quixeramobim.

A Pestalozzi é uma entidade inteiramente voltada para prestação de serviços em Educação Especial, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento, promovendo sua inclusão social, não possuindo fins lucrativos. Atualmente a instituição presta relevantes serviços a mais de 100 pessoas, que recebem carinho e atenção com uma equipe de profissionais altamente qualificados. Eles recebem tratamento psicológico, fonoaudiólogo, terapêutico ocupacional, e de assistência social. São matriculados no ensino regular ou na própria instituição, que mantém uma escola especializada onde a criança e adolescentes recebem atenção especial, além de aulas de educação física e oficinas de artes.

Educadores e funcionarios da Pestalozzi de Quixeramobim apresentaram as ações e atividade desenvolvida aos Policiais do Ronda do Quarteirão que foram recepcionados com muito carinho pelos alunos da instituição.

O supervisor do Ronda do Quarteirão Cap PM Adriano Cavalcante, ficou maravilhado com as ações desenvolvidas pela Pestalozzi e pousou com os alunos da Pestalozzi.

Entenda as ações da Pestalozzi de Quixeramobim

A Associação Pestalozzi de Quixeramobim é uma entidade com sede própria à Rua: Vereador Edmilson Patrício, 1272 Bairro: Salviano Carlos, Quixeramobim, Ceará, reconhecida de utilidade publica na Lei Municipal 992/87 de 13/nov./87, Lei Estadual nº. 11.555/89 de 18/maio/89 e Lei Federal nº. 44.06.001033/98. CNPJ 06.596.498/0001-83 de 04/09/98 publicada no Diário Oficial da união em 09/09/98 - FENASP sob nº 93.
Foi fundada no dia 22 de agosto de 1987, em sessão extraordinária, pelo fisioterapeuta Dr. Jandir Pereira dos Santos. Tem por finalidade Estatutária a educação de pessoas com deficiência mental, deficiência motora, deficiência física, visual e auditiva, distúrbios de comportamento, condutas típicas e problemas emotivos e sociais.
Temos como missão, promover o desenvolvimento das potencialidades do aluno com e sem Necessidades Educacionais Especiais através da integração escola- família- comunidade para o exercício da cidadania.
Contamos com 24 funcionários, sendo: 11 professores, 01 Coordenadora Pedagógica, 01 motorista, 04 auxiliares de serviço, 01 merendeira, cedidos pela Secretaria de Educação do Município, 02 vigias: (01 cedido pela Secretaria de Infra-estrutura do Município, 01 cedido pela Secretaria de Educação do Município) 01 professor de karatê e 01 de capoeira, cedidos pela Secretaria de Esporte. 01 professor de teatro, 01 professor de teclado cedidos pela secretaria da Cultura. Esta entidade hoje, sob administração da Professora de Dança Flavia Marcela Fernandes Tavares.

A Associação Pestalozzi tem em seu quadro discente 100 alunos com 122 matriculas efetivada, pois 32 alunos estudam em tempo integral. Os alunos são divididos por faixa etária em salas de 2º Ano Fase I, Fase II e Fase III, EJA-Educação de Jovens e Adultos, turma I, II e III, 3º e 4º Ano.
A Associação Pestalozzi vem desenvolvendo seu trabalho através de projetos que tem contribuído para melhoria de sua clientela. Os projetos em desenvolvimento são:

• O PROJETO CRIANÇA CIDADÃ: com alunos de Ensino Regular das Escolas: E.E. F Maria Carneiro, E.E.F. Padre José van Esch, E.E.F. Manoel Martins de Almeida, E.E.F. Tereza Heloísa Saraiva Câmara, E.E.F. Mª do Socorro Coelho Benício, desenvolvendo atividades que melhoram a sua aprendizagem.
• PROJETO FAZENDO ARTE - alunos a partir dos 14 anos. Produção de produtos artesanais.
• PROJETO CULTIVANDO A VIDA (horta) - Com alunos adultos (EJA II e EJA III)
• PROJETO CAMINHO DO APRENDER - desenvolve atividades pedagógicas com alunos que tem condições de desenvolver aprendizagem.
• PROJETO DANÇA, EXPRESSÃO DO CORPO E DA MENTE: Com o objetivo de trabalhar os aspectos sócios afetivos, a expressividade e sensibilização, a integração e comunicação, a criatividade, a interpretação e a consciência corporal
• PROJETO CONTOS DE FADA: Alunos do 2º ano Fase III, com o intuito de propiciar aos educandos a usar a imaginação.
• PROJETO ALUNO NOTA 10: Alunos do tempo integral e alunos do 1º ao 5º ano da escola regular, objetivando garantir a permanência do aluno na instituição durante o ano.
• PROJETO: “MEU NOME, MINHA IDENTIDADE”- Alunos do 2º Ano Fase II possibilitando ao aluno aprender a escrita do seu nome.
• ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA: Proporcionar a pessoa Portadora de Necessidades Especiais, maior autonomia e independência em tarefas simples e complexas, nas suas atividades de vida diária.
• PROJETO HABILIDADE DAS MÃOS: Promove aos educandos o desenvolvimento de suas habilidades através de atividades manuais.
Esta instituição oferece ainda atividades diversificadas que complementam o fazer pedagógico, são elas:

• Caminhada Educativa;
• Dança;
• Brinquedoteca;
• Recreação;
• Capoeira;
• Karatê;
• Futsal;
• Teatro;
• Teclado.
Lutamos por transformações para um bom desenvolvimento da escola e melhoria na oferta de atendimento de qualidade. É num esforço conjunto que somos guiados a uma perspectiva real, onde a experimentação em busca de valores, que representam à valorização do desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos, que nos fortalece e nos estimula a superar obstáculos e continuarmos buscando a realização de mudança e de integração que são relevantes para a valorização da pessoa com Necessidades Educacionais Especiais.


Assessoria de Comunicação do Ronda/Quixadá
cilasoliv@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário