sexta-feira, 2 de março de 2012

Consultor da SENASP visita sede do BPCOM





Na segunda-feira (27), o Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), recebeu a visita do sociólogo e consultor de polícia comunitária Weslei Antônio Maretti, que veio ao Ceará para conhecer o funcionamento do Programa Ronda do Quarteirão, o maior programa de segurança pública da America Latina e especializado em polícia comunitária. Dentre os objetivos da visita ao Estado do Ceará está a atualização do curso de multiplicador de polícia comunitária da SENASP, a modificação do material didático do curso e a realização de uma pesquisa para elaborar um curso nacional de liderança comunitária para trabalhar com polícia comunitária.

Ao Comandante do BPCom, Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, o professor Maretti disse: "O Estado do Ceará foi escolhido por dois motivos: primeiro, porque o Ceará criou e atualizou uma doutrina de polícia comunitária com uma práxis que deu certo e com eficiência. Uma doutrina de polícia comunitária que deixou de ser apenas um modelo estrangeiro e criou um aspecto nacional. No Ceará há um programa exitoso, o Programa Ronda do Quarteirão, que tem uma visibilidade nacional e, agora viemos ver como ele funciona; segundo, é o Estado brasileiro com a maior tradição dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS)".

Também lhe foi perguntado se as suas impressões sobre o Programa Ronda do Quarteirão ainda eram as mesmas agora, depois desta visita ao BPCom, e o professor Maretti respondeu: "Eu não conhecia o Programa Ronda do Quarteirão antes de chegar à SENASP, porque quando estive no Ceará para conhecer a CIOPS, ainda não havia o Ronda do Quarteirão. Mas de fato notei que em nenhum Estado do Brasil há um programa de policiamento comunitário com a mesma dimensão que há aqui no Ceará. A polícia comunitária é algo sem volta, veio para ficar, pelo sucesso, tanto por parte da população que apóia, como pelo lado social que o Programa Ronda do Quarteirão trouxe".

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ronda/BPCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário