quarta-feira, 7 de março de 2012

Policia Militar do Ceará – A Era Ronda


O Ronda do Quarteirão teve seu início em 21 de novembro de 2007 - principal Programa da área de segurança pública do Ceará - iniciou-se com 05 (cinco) áreas-piloto e atualmente possui 252 (duzentos e cinquenta e duas) áreas cobertas, em 42 (quarenta e dois) municípios, tendo toda a Capital e Região Metropolitana com 100% de cobertura, e em 2010, passou a contemplar todas as cidades com mais 50.000 habitantes. São 3.920 (três mil novecentos e vinte) policiais militares à disposição da população cearense, sendo também o maior Batalhão de Segurança Pública da América Latina.

Em 30 de Abril de 2010, a Lei nº 14.685 cria no Sistema de Segurança Pública do Estado do Ceará o Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), subordinado ao Comando Geral da Polícia Militar do Ceará, que por sua vez passa a administrar o Programa Ronda do Quarteirão, e hoje é comandado pelo Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, o qual adotou uma gestão estratégica orientada para obtenção de resultados positivos, com destaque para a motivação do efetivo e a melhoria e a uniformidade das ações de polícia comunitária e operacionais.

O Programa Ronda do Quarteirão pode ser definido como uma nova estratégia de policiamento. Nele, os esforços estão concentrados na filosofia de polícia comunitária, que consiste em uma tentativa de criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social. Essa polícia comunitária de aproximação depende do relacionamento entre o policias e as pessoas na sua ronda, em razão de que quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas cofiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem a violência social.

As características do Ronda têm fundamento na doutrina de polícia comunitária, em que a interação com a comunidade é realizada por meio de visitas às residências, escolas, condomínios, praças e outros – visitas comunitárias. A permanência da mesma equipe de policiais em cada área de serviço possibilita aos moradores e aos policiais a criação de um laço de confiabilidade, perdido pelo policiamento tradicional.

Além do serviço operacional, os policiais militares do Ronda do Quarteirão realizam atividades sociais em parceria com as lideranças comunitárias. Esses homens e mulheres, que em algumas ocasiões mesmo estando em suas folgas, destinam seu tempo pela causa social. Uma importante ação sócio-comunitária desenvolvida pelo RONDA é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Em 27 de setembro de 2011, foi criada, através da portaria 292/2011-GC, do Comandante-Geral da PMCE, Cel PM Werisleik Pontes Matias, a Coordenação Institucional do PROERD, vinculada diretamente ao BPCom. Com essa medida, todos os educadores sociais foram transferidos para o BPCom, responsável pelo Programa Ronda do Quarteirão e, também, pelo PROERD.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ronda/BPCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário