domingo, 22 de abril de 2012

Programa Ronda Comunitário no municipio de Quixadá


Policiais Militares lotados no XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá que fazem parte do Setor Administrativo, Ronda Escolar, PROERD e Policiais do Ronda que fazem parte do policiamento nas RDs 1242, 1243, 1244, foram às ruas do município para realizarem visitas comunitárias no intuito de melhor interagir, atuar e conhecer as questões e desafios da sociedade com vista uma melhor operacionalidade ostensiva e comunitária do Ronda do Quarteirão.

Os Policiais do Ronda compareceram às instituições, estabelecimentos comerciais e residências interagindo e conhecendo as reivindicações da população. De acordo com a CAP QOPM Antônio George Vidal, supervisor do Ronda de Quixadá, “nosso objetivo foi alcançado no seio da sociedade quixadaense. Percebemos o grau de confiabilidade que a população demonstra aos Policiais do Ronda. Esperamos corresponder à população com ações e projetos comunitários que possam garantir a integridade e a tranquilidade pública da sociedade”.

Entenda o que é o Ronda Comunitário:

O Ronda Comunitária tem como “objetivo prevenir a criminalidade e a violência, as ações comunitárias buscam: fortalecer os elos entra a policia e a sociedade; orientar os serviços policiais nos problemas da comunidade; criar referenciais de segurança para a sociedade; e propiciar relações de confiança entre a policia e a população” disse o Tenente Coronel QOPM John Roosevelt Rogerio de Alencar, Comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM).


O conceito de polícia comunitária:

“É uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.” 


O perfil do policial comunitário:

“Os policiais comunitários não devem ser exceção dentro da organização policial, mas integrados e participantes de todos os processos desenvolvidos na Unidade. São parte sim de uma grande estratégia organizacional, sendo uma importante referência para todas as ações desenvolvidas pela polícia militar. O perfil desse profissional é também o de aproximação e paciência, com capacidade de ouvir, orientar e participar das decisões comunitárias, sem perder a qualidade de policial militar forjado para servir e proteger a sociedade.” .


Assessoria de Comunicação do Ronda do Quarteirão de Quixadá
cilasoliv1@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário