segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ronda de Quixadá prende ladrões de motocicleta em flagrante


Polícia vai investigar se eles têm outros crimes semelhantes na cidade


Quase todos os dias pessoas registram ocorrências de furtos e de roubos de motocicletas na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá. Não há um levantamento atualizado de quantos crimes já ocorreram nos quatro primeiros meses de 2012, porém, sabe-se que, tem aumentado em relação ao ano anterior.

Neste domingo uma dupla foi presa em flagrante após furtar uma motocicleta de um garçom. Uma viatura do Ronda do Quarteirão fazia abordagem de rotina quando se desparrou com dois elementos em uma motocicleta de cor vermelha, sem placa, e em atitude suspeita. 



Segundo os policiais quando eles se aproximaram dos acusados, os mesmos saíram em alta velocidade, iniciando uma perseguição, de imediato foi acionado via radio a solicitação de reforço no intuito de fechar o cerco contra os suspeitos que ao chegarem à Avenida Plácido Castelo empreenderam fuga pela a Rua do Sossego, momento que várias viaturas fecharam o cerco onde conseguiram prender a dupla.

De acordo com as Polícias Militar e Civil, o mecânico João Bosco Alves Coelho Junior, 20 anos, mecânico, juntamente com o seu parceiro, Francisco Bruno Ferreira de Almeida, 18 anos, foram presos com a motocicleta. Na delegacia confessaram que haviam furtado minutos antes o veiculo na Avenida Jose Caetano.

Fonte: Revista Central

terça-feira, 24 de abril de 2012

Policiais do Ronda participam do I Encontro Quixadaense do Programa Saúde na Escola


O I Encontro Quixadaense do Programa Saúde na Escola teve a participação de diversos segmentos da área de Saúde e Educação do município de Quixadá. Organizado pela Secretaria de Saúde do município, o evento contou ainda com a participação do CAP QOPM Antônio George Vidal, supervisor do Ronda do Quarteirão de Quixadá, Educadores Sociais do PROERD, Cb PM Cila Rodrigues e Sd PM João Campos.

O Programa Saúde na Escola tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção e atenção à saúde.

O programa foi apresentado à sociedade quixadaense, neste dia 24, no Auditório do Hotel Belas Artes. Educadores e profissionais da área de saúde tiveram a oportunidade de conhecer neste evento, como se processará este programa nas instituições educacionais de Quixadá.

O Cap Antônio George Vidal, comandante do Ronda do Quarteirão de Quixadá, disse “nós entendemos que a escola não é apenas educadora, mas uma instituição que prima pelo social do nosso alunado. O programa Saúde na Escola irá contribuir para uma melhor qualidade de vida e saúde para a comunidade estudantil”.

O Educador Social do PROERD, Cb PM Cila Rodrigues, disse “nos sentimos privilegiados em poder participar deste encontro e sabermos que a saúde é o melhor presente que podemos oferecer para a sociedade, e que profissionais da saúde estarão com uma atenção especial no tratamento de áreas especificas de saúde nas instituições educacionais de Quixadá”.



Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
Cilasoliv1@hotmail.com

domingo, 22 de abril de 2012

[Policia] Ronda prende mulher traficante em Quixeramobim



Policiais Militares que compõem o Ronda do Quarteirão de Quixeramobim, no sertão central do estado do Ceará, prenderam na noite deste sábado, 21, a doméstica Claudenir Damasceno, 29 anos. Atendendo uma denúncia anônima a equipe da RD 1276 encontrou um tijolo de maconha com aproximadamente 250 gramas da substância entorpecente e ainda uma espingarda de pressão e a importância de R$ 214,00 na casa da acusada.
A traficante reside na Rua Sebastião Felix, Bairro Luiz Almeida, conhecido por Conjunto Esperança, estava sendo utilizado como boca de fumo. No momento da operação policial um homem pulou o muro dos fundos do imóvel e fugiu. Segundo o Copom de Quixadá a doméstica se negou a identificar o cúmplice. Ele está sendo procurado pela polícia.

Fonte: Diario do Nordeste

Programa Ronda Comunitário no municipio de Quixadá


Policiais Militares lotados no XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá que fazem parte do Setor Administrativo, Ronda Escolar, PROERD e Policiais do Ronda que fazem parte do policiamento nas RDs 1242, 1243, 1244, foram às ruas do município para realizarem visitas comunitárias no intuito de melhor interagir, atuar e conhecer as questões e desafios da sociedade com vista uma melhor operacionalidade ostensiva e comunitária do Ronda do Quarteirão.

Os Policiais do Ronda compareceram às instituições, estabelecimentos comerciais e residências interagindo e conhecendo as reivindicações da população. De acordo com a CAP QOPM Antônio George Vidal, supervisor do Ronda de Quixadá, “nosso objetivo foi alcançado no seio da sociedade quixadaense. Percebemos o grau de confiabilidade que a população demonstra aos Policiais do Ronda. Esperamos corresponder à população com ações e projetos comunitários que possam garantir a integridade e a tranquilidade pública da sociedade”.

Entenda o que é o Ronda Comunitário:

O Ronda Comunitária tem como “objetivo prevenir a criminalidade e a violência, as ações comunitárias buscam: fortalecer os elos entra a policia e a sociedade; orientar os serviços policiais nos problemas da comunidade; criar referenciais de segurança para a sociedade; e propiciar relações de confiança entre a policia e a população” disse o Tenente Coronel QOPM John Roosevelt Rogerio de Alencar, Comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM).


O conceito de polícia comunitária:

“É uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.” 


O perfil do policial comunitário:

“Os policiais comunitários não devem ser exceção dentro da organização policial, mas integrados e participantes de todos os processos desenvolvidos na Unidade. São parte sim de uma grande estratégia organizacional, sendo uma importante referência para todas as ações desenvolvidas pela polícia militar. O perfil desse profissional é também o de aproximação e paciência, com capacidade de ouvir, orientar e participar das decisões comunitárias, sem perder a qualidade de policial militar forjado para servir e proteger a sociedade.” .


Assessoria de Comunicação do Ronda do Quarteirão de Quixadá
cilasoliv1@hotmail.com

sexta-feira, 20 de abril de 2012

[Prevenção] Coordenador do CRAS de Banabuiu visita alunos do PROERD


O Psicólogo e Professor da Faculdade Católica de Quixadá, Dr. Júlio Cesar Ischiara e atual Coordenador CRAS no município de Banabuiú, esteve recentemente no Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa, acompanhando as aulas dos Educadores Sociais do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).

O município de Banabuiú implantou o programa para os alunos do 5º e 6° anos do Ensino Fundamental nas instituições Ruth Távora de Albuquerque e Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa. Ao todo são 275 alunos matriculados no maior programa de prevenção às drogas.

Um dos articuladores da implantação do PROERD foi o Psicólogo Dr. Júlio Cesar Ischiara. Atualmente Coordenador do CRAS e idealizador do IDEIA – Inclusão, Desenvolvimento e Estudos da Infância e Adolescência, tem se destacado por sua atuação em programas e projetos voltados para a infância e Adolescência. 

Através do programa IDEIA, crianças do município de Banabuiú tem se destacado na área esportiva, principalmente no Karaté com participações em jogos mundiais e pan-americanos.

Nesta semana o Dr. Júlio Cesar visitou o Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa e ficou maravilhado com a atuação dos Educadores Sociais do PROERD, bem como a atenção das crianças às aulas do PROERD. Aproveitou a oportunidade e incentivou as crianças a se integrarem numa corrente de proteção contra as drogas e a violência.





Assessoria de Comunicação do Ronda do Quarteirão de Quixadá
cilasoliv1@hotmail.com

segunda-feira, 16 de abril de 2012

[Prevenção] Gestores do municipio de Choró visitam aulas do PROERD


O prefeito municipal de Choró, José Antônio Rodrigues Mendes e a vice-prefeita Maria do Carmo, estiveram no Centro Educacional Municipal Dom Bosco, prestigiando os alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).

O Educador Social do PROERD, CB PM Cila Rodrigues de Oliveira, estava ministrando para os alunos do PROERD sobre os malefícios do alcoolismo e suas consequências sociais, quando foi surpreendido pela presença dos gestores que estiveram na instituição para acompanhar a aplicação do PROERD junto ao alunado no município de Choró.
250 crianças foram matriculadas no PROERD no município de Choró e desde sua implantação no mês de março, o programa tem alcançado aceitação no seio educacional e familiar. Os alunos estão cursando o 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 15 anos e estão aprendendo com os Educadores Sociais do PROERD a combater as drogas e a violência.
O Educador Social do PROERD, CB PM Cila Rodrigues disse “nos honra a visita dos gestores municipais de Choró acompanhando a aplicação das lições de prevenção as drogas e a violência. Demonstra a seriedade e o compromisso das autoridades politicas e administrativas na busca de uma cultura de paz e sem drogas”.
O Educador Social do PROERD, SD PM João Alves Campos, disse “nós que fazemos o Ronda do Quarteirão e o PROERD, agradecemos o apoio dos gestores do município de Choró pelo suporte ao programa e esperamos que possamos contribuir na prevenção as drogas e a violência nos próximos anos”. 
Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
cilasoliv1@hotmail.com

[Policia] Ronda prende Suspeito de roubo a Relojoaria


Policiais do Ronda do Quarteirão prenderam, nesta segunda-feira (16), por volta das 12hs2omin, Narcizo Sousa Junior, 29 anos, casado, vendedor, natural de Quixadá. O mesmo foi preso na Rua Francisco Eneias de Lima, por estar de posse de um canivete, sendo ainda encontrado com o acusado 11 relógios de marcas diversas, 07 óculos de marcas diversas e 01 celular. 

Este material apreendido provavelmente oriundo de roubo de uma Relojoaria de Quixadá, segundo informações da Policia Militar. 

Narcizo Sousa Junior foi conduzido pela composição da RD 1243 (Sd PM Dercio e Sd PM Berniê) para a Delegacia de Policiai Civil de Quixadá e será investigado sobre a origem dos objetos.

sábado, 14 de abril de 2012

[Policia] Novo Comandante do Ronda visita Quixeramobim

O novo Comandante do XVII Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá/Quixeramobim, Capitão Antonio George Vidal, cumpriu agenda em Quixeramobim na ultima quarta-feira, 11, ocasião em que realizou reunião com o efetivo e também participou da sessão na Câmara Municipal, sendo muito bem recepcionado pelos integrantes do Poder Legislativo
 
A visita à câmara serviu para a apresentação oficial do novo supervisor, o qual terá a missão de substituir o Capitão Adriano Costa Cavalcante. No período da manhã, o Capitão  Vidal conversou com o Subten Luis Carlos Paulino e, a partir das 13h30min, ambos se reuniram com o restante da equipe do Ronda. Durante a reunião, foi enfatizada a importância do bom atendimento à população e foram analisados os números referentes a atuação do Ronda em Quixeramobim. 

Vale ressaltar que, em aproximadamente dois anos, os profissionais vinculados ao Ronda conseguiram desarticular vários pontos de trafico de drogas e levar a cadeia centenas de pessoas envolvidas com crimes diversos.
Após o encontro com os militares, o Capitão Vidal e o Subten Luis Carlos participaram da sessão na câmara municipal. Durante o encontro com os vereadores, o novo comandante teve a oportunidade de sentir, mediante os depoimentos dos vereadores, a boa aceitação e a importância que o Ronda do Quarteirão já obteve na cidade de Quixeramobim.

Os vereadores foram unanimes em elogiar a postura do Subten Luis Carlos, ressaltando a seridade e o profissionalismo do militar. Ao mesmo tempo, demonstraram grande satisfação com o retorno do Capitão Vidal à região. O novo supervisor do ronda testemunhou ainda, que atualmente uma dasprincipais preocupações da população, externada pelos legisladores de Quixeramobim, é um numero cada vez crescente de ocorrências na zona rural do município. 


O Capitão Vidal prometeu lutar por mais uma viatura para o município, o que implicaria na otimização da prestação de serviço na cidade(a cargo do Ronda) e deixaria o Policiamento Ostensivo geral mais livre.  

Fonte: O Sertão é noticia.com
Por Fernando Ivo




sexta-feira, 13 de abril de 2012

Policiais do Ronda visitam as instituições educacionais de Quixadá

A Policia Militar entende que, apesar da dimensão sociológica do problema das drogas e da violência, pode contribuir, de maneira imprescindível e eficaz, através de seus educadores, no combate à problemática em questão e no resgate dos valores sociais e humanos, a partir da conscientização de crianças, adolescentes e jovens assistidos pelo PROERD, ministração de palestras e visitas comunitárias às instituições educacionais, e visa, com estas ações e programas, oferecer mais um fator de proteção à comunidade estudantil de Quixadá.

Hoje, (13), os Educadores Sociais do PROERD, CB PM Cila Rodrigues de SD PM João Alves Campos, estiveram na Escola de Ensino Fundamental e Médio, CACD realizando a distribuição de panfletagem acerca dos malefícios das drogas e procedendo a entrega de um segundo panfleto contendo as dicas sobre as áreas de atuação do Ronda do Quarteirão de Quixadá nos 22 bairros que compõem o município.

O Cb PM Cila Rodrigues disse “a população quixadaense tem acompanhado pela mídia a atuação do Ronda do Quarteirão em todo o Estado do Ceará. No Sertão Central o XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá, tem se consagrado como um dos mais atuantes na área de prevenção e conscientização acerca das drogas. Nossa meta este ano é poder interagir com todas as instituições da rede pública e privada. Agradecemos a forma carinhosa da direção das escolas de Quixadá, pela receptividade ao Ronda de Quixadá”.

O CAP QOPM Antônio George Vidal, disse “continuaremos com nossas ações, programas e visitas domiciliares procurando extrair da sociedade uma melhor politica ostensiva e comunitária que é a marca do Ronda do Quarteirão – A Policia da Boa Vizinhança”.

O Educador Social do PROERD, Sd PM João Alves Campos, disse “hoje estamos na EEFM CACD, conhecendo a realidade estudantil desta instituição e alertando a juventude acerca de assuntos que são vivenciados em sociedade. Estaremos visitando outras instituições do município quixadaense, aplicando nossa metodologia educacional de prevenção às drogas”.

Estas ações faz parte do Programa "Quixadá te quero sem drogas", idealizado pelo Ronda do Quarteirão de Quixadá.


Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
Cilasoliv1@hotmail.com

quarta-feira, 11 de abril de 2012

[Policia] Policiais do Ronda participam do I Encontro de Mediação Escolar

Mais de 500 pessoas compareceram ao I Encontro de Mediação Escolar, promovido pela Secretaria de Educação do município de Quixadá, em parceria com a Promotoria Pública do município.
 
O encontro tem como objetivo buscar soluções no contexto das instituições educacionais no intuito de melhor mediar os conflitos que envolvem crianças, adolescentes e jovens. Foi criada no seio da EEF Padre Vicente uma equipe de mediadores composto por psipedagogos e psicólogos que contribuirão na mediação escolar junto a comunidade estudantil.

No uso palavra o Promotor Público Dr. Marcelo Gomes Maia Pires disse “esperamos que os profissionais que foram nomeados para esta importante missão de mediação, possam contribuir na solução dos conflitos no seio da escola. E aproveito para esclarecer aos pais, educadores e sociedade em geral que a Promotoria Pública vai respaldar as ações e decisões da equipe de mediação escolar”.

O CAP QOPM Antônio George Vidal que participou do encontro disse “nós que fazemos o Ronda do Quarteirão agradecemos ao Ministério Público e a Secretaria de Educação de podermos tomar parte nas decisões e ações das instituições e profissionais na mediação de conflitos no seio da comunidade educacional de Quixadá. Continuaremos com o PROERD como a maior ferramenta na prevenção às drogas e a violência, que ora atuam nas cidades de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga”. 

Compareceu ao evento o Promotor Público Dr. Marcelo Gomes Maia Pires, MAJ QOPM Humberto Oliveira Sousa, Sub Comandante do 11º BPM, CAP QOPM Antônio George Vidal, supervisor do Ronda do Quarteirão de Quixadá, CB PM Cila Rodrigues de Oliveira, Educador Social do PROERD, SD PM João Alves Campos, Educador Social do PROERD, Maria de Fatima Pimentel, secretária de Educação de Quixadá, representantes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, COMDICA, além diretores, professores, pais e alunos da Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente. 

 
Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
Cilasoliv1@hotmail.com

segunda-feira, 9 de abril de 2012

[Operação] Ronda apresenta saldo positivo na “Operação Semana Santa”



 A Semana Santa é considerada um período de atenção nas rodovias e áreas urbanas do Ceará e o foco da fiscalização são na ingestão de álcool. No intuito de contribuir na diminuição de acidentes, o Ronda do Quarteirão de Quixadá, supervisionado pelo Capitão Antônio George Vidal, realizou a Operação Semana Santa em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e Conselho Tutelar.

Antes da operação, o CAP QOPM Antônio George Vidal ministrou uma rápida orientação acerca da modalidade de ações viabilizadas pelo Ronda do Quarteirão, DMT e Conselho Tutelar, no intuito de melhor operacionalizar junto à sociedade.

A operação aconteceu nos principais bairros do município de Quixadá, onde os bares, restaurantes, churrascarias e avenidas foram fiscalizados pelos Policiais do Ronda do Quarteirão, culminando na apreensão de veículos, apreensão de armas, prisão de infratores e apreensão de drogas em parceria com o P.O.G e CIOPAER.

Em entrevista para a imprensa local, o CAP QOPM Antônio George Vidal disse “nossa expectativa relacionado a Operação Semana Santa foi um sucesso. A população elogiou bastante a operação viabilizada pelo Ronda do Quarteirão, reconhecendo o trabalho ostensivo e comunitário. É muito especial para nós que fazemos Segurança Pública, o reconhecimento da população. Iremos continuar nossas ações e operações no intuito de combatermos a intranquilidade pública em nossa cidade”.




Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
Cilasoliv1@hotmail.com